O Projeto Sofá é uma iniciativa de responsabilidade socioambiental que busca dar nova vida à mobília ao doá-la para ONGs, instituições e espaços sociais. Um time capacitado de profissionais do Grupo John Richard, que engloba as marcas John Richard e Tuim, é responsável por avaliar, revitalizar e reparar os móveis em ótimo estado. Após a transformação, esses itens são destinados a camadas mais vulneráveis da sociedade, proporcionando conforto e bem-estar.
Desde o início, o projeto já atendeu 7 instituições sociais e impactou mais de 470 pessoas. Foram revitalizados 113 móveis, que ganharam um novo propósito em parcerias com a Decor Social, Recomeçar, Saica Estrelas do Bom Jesus e outras associações.
Pamela Paz, CEO das empresas, destaca que a transformação de espaços em experiências únicas e a mobília com alma sempre foram parte do DNA do grupo. Para ela, o sofá não é apenas um item de preenchimento da casa, mas algo que transforma lares e espaços vazios em lugares acolhedores, um verdadeiro ninho para quem precisa.
O projeto atua em três frentes: atendimento a demandas pontuais de instituições como asilos, orfanatos e creches; parcerias com ONGs e instituições que promovem projetos assistenciais, como reformas em casas de famílias em vulnerabilidade social; e a geração de valores. Na última frente, os móveis revitalizados são revendidos e parte do valor arrecadado é destinado à causa ou doado para instituições que necessitem de apoio financeiro.
Os móveis doados ao projeto devem estar em excelente estado e impactar positivamente a vida das pessoas por meio da transformação do ambiente.
Para exemplificar o funcionamento prático do projeto, é citado o caso de uma cadeira que fazia parte de uma grande empresa e foi descartada durante a pandemia, quando todos os trabalhadores foram colocados em home office. A cadeira foi revitalizada no Projeto Sofá e destinada à Saica Estrelas do Bom Jesus, um centro de acolhimento de crianças e jovens em vulnerabilidade social.
Outro espaço beneficiado foi o Recomeçar, que busca reintegrar ex-detentos à sociedade. O projeto forneceu mobiliário completo, incluindo eletroportáteis, para uma unidade em São Paulo. Foram mobiliadas várias áreas, como salas de aula, administrativas, executivas, de acolhimento, recepção e cozinha. Os móveis corporativos doados eram ergonômicos e funcionais, proporcionando maior conforto nos estudos e estimulando um melhor desempenho dos egressos para recomeçarem suas jornadas.
Pamela ressalta a importância de espaços adequados, dignos e preservados, que influenciam positivamente na vida dos moradores, especialmente crianças e jovens em desenvolvimento. A inclusão social é um dos pilares do projeto, que busca ressignificar espaços e transformar vidas de forma cada vez mais significativa.